Por que a manutenção é tão importante para os equipamentos?

Publicado por jamerson, em 27 de maio de 2022.

A manutenção é essencial para quem tem uma frota de equipamentos, uma manutenção em dia e bem gerenciada gera uma economia com compras de peças de reposição, com mão de obra e eleva consideravelmente o tempo em que a máquina está disponível para o trabalho. Mesmo assim, muitas empresas e empreiteiros se perdem e tem dificuldades em realizar uma boa gestão de manutenção, o resultado é um trabalho de apagar incêndios pois só existe manutenção quando o maquinário tem alguma falha crítica. A principal solução para evitar esse problema é uma boa gestão de manutenção, com realização de manutenções preventivas periódicas e uma equipe capacitada.

Somos locadores de máquinas a mais de 11 anos e temos equipe mecânica capacitada e serviço de mecânico em tempo integral na sua obra, é isso mesmo! Já imaginou ter um mecânico da Zeta cuidando e realizando manutenções corretivas, preventivas e preditivas nos seus equipamentos? Como disponibilidade imediata e vasto estoque de peças?  É só chamar a Zeta, que a Zeta resolve! Se isso já não é o suficiente, prestamos serviços de manutenção em máquinas de terceiros…. ou seja, se você tem uma máquina e ela está com problemas? Chama a Zeta que a gente resolve. 

A gestão de manutenção é um dos principais aspectos que influenciam no crescimento de uma empresa de locação de máquinas, devendo ser uma prática constante. O setor de manutenção deve ser tratado como um centro de receita e não custo, pois, para uma locadora, a parada de uma máquina impacta diretamente no faturamento do comercial, é simples: a disponibilidade da máquina é a principal fonte de receita para a locadora. 

Mas e aí? Como gerir uma equipe de manutenção? Primeiro vamos entender quais são os tipos de manutenção…..

Tipos de manutenção

Para entender a importância da gestão de manutenção é vital saber o que deve ser feito quando acontecer um problema. Vamos à lista:

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é a mais custosa, a que demanda mais tempo para realizar e a que exige menor nível de investimento em gestão de manutenção (o barato que sai caro). É um tipo de manutenção que ocorre quando o equipamento tem uma falha inesperado que afetou a produtividade e a operacionalidade do mesmo, e temo objetivo de recuperar a performance inicial da máquina. A manutenção corretiva pode ser aplicada quando a máquina estragar ou de forma planejada quando for percebido que o equipamento não esta funcionando de forma eficiente. Porém, o indicado é realizar uma manutenção antes que o equipamento falhe criticamente ou perca sua performance, para evitar que um problema inicial se transforme em algo muito maior. 

Manutenção corretiva no Rolo Compactador.

Manutenção preventiva

É a manutenção mais barata e mais rápida de se realizar, porém demanda mais gestão e capacitação da equipe. A manutenção preventiva tem como objetivo prevenir a ocorrência de um problema antes mesmo ele ocorrer, através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar, realização de checklist de inspeção diária antes do início da operação, etc. A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções de forma que não prejudique a operação. Através dessa manutenção é possível prevenir, diminuir o risco de acidentes que afetem tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente (exemplos: derrames, rompimento de barreiras de contenção, etc.), impedir possíveis perdas de produção e evitar que o equipamento afete a qualidade do produto.

Manutenção preventiva na Miniescavadeira

Manutenção preditiva

É um pouco mais cara e complexa do que a manutenção preventiva, não adianta realizar a preditiva sem um bom sistema de manutenção preventiva. A manutenção preditiva é realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos em tempo real. Por exemplo, a análise de vibração, temperatura de óleo, desgastes de correias, etc. O objetivo é prevenir para que o problema não ocorra futuramente e agir exatamente no momento correto. A manutenção preditiva é realizada analisando dados importantes para o bom funcionamento da máquina.

Análise de óleo Diesel

A Zeta

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de manutenção e também conhece os tipos principais de manutenção de máquinas, pode contar com a Zeta para lhe atender. Somos locadores de máquinas a mais de 11 anos e temos equipe mecânica capacitada e serviço de mecânico em tempo integral na sua obra, é isso mesmo! Já imaginou ter um mecânico da Zeta cuidando e realizando manutenções corretivas, preventivas e preditivas nos seus equipamentos? Como disponibilidade imediata e vasto estoque de peças?  É só chamar a Zeta, que a Zeta resolve! Se isso já não é o suficiente, prestamos serviços de manutenção em máquinas de terceiros…. ou seja, se você tem uma máquina e ela está com problemas? Chama a Zeta que a gente resolve.

 

Copyright 2023 © Todos os direitos reservados - www.zetaloc.com.br
× Faça um orçamento rápido! Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday