A importância da lubrificação: métodos e dicas para uma boa lubrificação

Publicado por jamerson, em 10 de junho de 2022.

Adaptado de: “Lubrificação industrial: Dicas de métodos, ferramentas e tipos de lubrificantes industriais”. Abecom. Disponível em: https://www.abecom.com.br/lubrificacao-industrial-mecanica/

A lubrificação é um método ou técnica para reduzir ou eliminar o atrito e o desgaste entre superfícies de peças e componentes de um equipamento. Consiste em aplicar uma camada viscosa de lubrificante para separar parcialmente ou totalmente as superfícies e favorece o movimento, desempenho e vida útil do equipamento. As falhas relacionadas à uma má lubrificação dos equipamentos são um dos principais fatores para empresas terem altos custos de manutenção, acarretando uma troca prematura nas peças, manutenções não planejadas e perda de operacionalidade, ou seja, aumento de máquinas paradas. Muitas empresas não executam essa técnica de forma correta. Isso ocorre por não terem conhecimento sobre os lubrificantes, métodos, ferramentas ou até mesmo um plano de lubrificação dos equipamentos, com os pontos de lubrificação, para auxiliar na hora de aplicar essa técnica.

Os lubrificantes industriais têm um papel importantíssimo na manutenção. Protegem os componentes e aumentam a vida útil de equipamentos e máquinas. Óleos e graxas são capazes de evitar os danos por altas temperaturas, vibrações, corrosão, oxidação e atritos. Se considerarmos que o setor de manutenção é o principal responsável por garantir que os equipamentos estejam em pleno funcionamento, a lubrificação é um dos pilares para se atingir a qualidade total.

A principal função da lubrificação é reduzir o atrito entre as superfícies de contato das peças de um equipamento. Para isso, aplica-se um lubrificante (óleo ou graxa) que forma uma película fina e viscosa que impede o desgaste. Assim, favorece a movimentação, garante a vida útil dos e aumenta o desempenho dos equipamentos. Por essa razão, a qualidade do lubrificante é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança no processo. Além disso, o fluido lubrificante deve ser monitorado e sua manutenção deve ser planejada e executada cuidadosamente.

Porque lubrificar seu equipamento?

Estudos mostram que 34% das falhas de equipamentos são de problemas com lubrificação. Sobretudo a falta ou excesso de lubrificante e incompatibilidade química. Muitos profissionais não sabem escolher a graxa certa. Além disso, 14% de falhas ocorrem por contaminação do sistema. Então, chegamos a 50% de manutenções corretivas por conta dos problemas de lubrificação. 

Lubrificar diariamente os componentes de um equipamento traz benefícios como:

  • reduzir ruídos;
  • prevenir o aumento da temperatura;
  • diminuir o atrito entre as peças;
  • minimizar vibrações;
  • prevenir a oxidação ou a corrosão precoces;
  • evitar quebras prematuras;
  • regular a troca de calor entre componentes.

Como resultado, a disponibilidade da máquina aumenta e seu equipamento será mais produtivo.

Métodos de Lubrificação Industrial

A Zeta possui um plano de lubrificação padrão para as máquinas e disponível no canal do YouTube. Os pontos de lubrificação de cada equipamento vem descrito no manual de operação e manutenção do equipamento. Trata-se de um procedimento simples e rápido, que pode ser realizado com auxilio de uma bomba de graxa manual ou bomba de graxa pneumática. 

Principais ferramentas de lubrificação são:

  • Pistola de graxa de acionamento com uma só mão
  • Bombas de graxa
  • Bombas de abastecimento de graxa
  • Kit de teste de graxa
  • Medidor de graxa
  • Monitor para verificação de óleo
  • Niveladores de óleo
  • Lubrificadores automáticos

Confira abaixo os vídeos de lubrificação dos equipamentos da Zeta:

Principais Erros na lubrificação 

Estes são os principais erros cometidos durante a lubrificação mecânica e de que forma se deve evitá-los:

Lubrificação insuficiente

Este problema é provavelmente o mais fácil de ser identificado, pois peças mal lubrificadas se sobreaquecem e emitem ruído. A lubrificação insuficiente pode levar ao desgaste excessivo de um embuchamento, por exemplo. A forma de se evitar este problema é fazendo o monitoramento diário do embuchamento ou de outro componente em uso, para verificar se não está havendo perda de lubrificante ou pouca presença de lubrificante.

Lubrificação excessiva

A falta de lubrificante causa problemas, mas colocar lubrificante demais não é a solução.  O excesso de lubrificante pode levar a peça a sair do lugar e também à ocorrência de falhas. Em componentes selados, se a graxa em excesso for aplicada com uma pistola, a pressão pode levar à falha da vedação. Por isso, ao se aplicar um lubrificante, o profissional deve prestar atenção tanto aos limites mínimos quanto aos máximos indicados pelos fabricantes.

Lubrificação mecânica com o lubrificante errado

O lubrificante errado pode levar à falha dos equipamentos. Os equipamentos são projetados com certos tipos de lubrificantes, pois dependem de suas propriedades físico-químicas para trabalharem bem. O uso do lubrificante errado pode inclusive levar à perda de garantia do equipamento. Para evitar este problema, o pessoal responsável pela lubrificação deve saber quais lubrificantes são indicados para o tipo de equipamento em questão.

Confira abaixo a lista de lubrificantes utilizados pela Zeta:

GRAXA TEXACO MULTIFAK EP-2 COM NGLI 2 (SABÃO DE LÍTIO) E ADITIVO DE EXTREMA PRESSÃO OU SIMILAR
ÓLEO DO MOTOR TEXACO URSA PREMIUM TDX 15W40 API CI-4 OU SIMILAR
ÓLEO HIDRÁULICO TEXACO URSA PREMIUM TDX 15W40 API CI-4 OU SIMILAR
FLÚIDO DE ARREFEICIMENTO TEXACO HAVOLINE XTENDED LIFE ANTIFREEZE COOLANT 50/50 OU SIMILAR
ÓLEO DO COMANDO FINAL TEXACO MULTIGEAR EP SAE 90 API GL-5 OU SIMILAR

A Zeta

Agora que você já sabe a importância de uma boa lubrificação e também conhece os métodos principais de lubrificação, pode contar com a Zeta para lhe atender. Somos locadores de máquinas a mais de 11 anos e temos equipe mecânica capacitada que poderá auxiliar na lubrificação do seu equipamento. E caso você ainda queira um mecânico especializado em tempo integral na sua obra, a Zeta pode disponibilizar um mecânico em tempo integral para você. Já imaginou ter um mecânico da Zeta cuidando e realizando as lubrificações e manutenções corretivas, preventivas e preditivas nos seus equipamentos? Como disponibilidade imediata e vasto estoque de peças?  É só chamar a Zeta, que a Zeta resolve! Se isso já não é o suficiente, prestamos serviços de manutenção em máquinas de terceiros…. ou seja, se você tem uma máquina e ela está com problemas? Chama a Zeta que a gente resolve.

 

Copyright 2023 © Todos os direitos reservados - www.zetaloc.com.br
× Faça um orçamento rápido! Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday